Pesquisar este blog

domingo, 24 de julho de 2011

Les Paul falando de Django na BBC

Um dos principais responsáveis por Django Reinhardt ser reconhecido nos Estados Unidos como inovador da guitarra - ainda que alguns se apeguem a Charlie Christian como representante "legítimo" (leia-se, afroamericano) do estilo - foi o jovem Lester "Les Paul" Polfus, morto em agosto de 2009 por complicações de uma pneumonia.

Les Paul, que se tornaria famoso por inventar a guitarra elétrica de corpo sólida e posteriormente, a gravação multicanais, era provavelmente o fã número um do cigano entre os guitarristas dos EUA à época. Em entrevista ao programa Four, da BBC, ele falou enternecidamente sobre o impacto de Django em sua maneira de tocar. O vídeo foi postado no canal do também guitarrista Teddy Dupont no Youtube.

Abaixo, coloquei uma descrição do vídeo, com o texto em inglês.



LES PAUL (voz em off sobre imagem do quinteto tocando J'Attendrai):

I just couldn't get over him!
After i heard Art Tatum, something else happened. I heard Django Reinhardt.
When i heard him, i said, 'well, i might as well be selling shoes'.
Good old Django.


LES PAUL tira uma guitarra na capa do meio de uma fileira de guitarras e a coloca em cima da casa.

LES PAUL (voz em off):
Well, you say there's no two women alike, there's no two guitar cases alike, i'll tell you that for sure.

Tira da capa uma guitarra Selmer.

LES PAUL:
And this... it's just one of the great gifts i have here, and Django is just... was... a beautiful man.

LES PAUL (voz em off sobre imagem do quinteto tocando J'Attendrai):
He was the greatest guitarist in my mind. I'd do anything to play as great as he did.


GARY GIDDENS
Jazz Writer

I would say, more than any guitarist, it's Django that you ofter hear in Les Paul's mature style. The main things, the clarity of the style, the simplicity of the melodic lines.

LES PAUL pega um disco de Django, retira a poeira e o coloca para tocar na vitrola antiga:

LES PAUL (em off):
Way back when i was a kid, my mother would say to me, 'Lester, you don't know how good that sounds'. And i'd say, that's right, i don't know how good that sounds.


===============================

TRADUÇÃO

LES PAUL

Eu simplesmente não conseguia esquecê-lo!
Depois que eu ouvi Art Tatum, algo mais aconteceu. Eu ouvi Django Reinhardt.
Quando eu ou ouvi, eu disse: 'bem, eu poderia estar vendendo sapatos.'
Bom e velho Django.

Bem, dizem que não há duas mulheres iguais, não há duas capas de guitarra iguais, isso digo-lhes com certeza.

E isto... é simplesmente um dos maiores dádivas que tenho aqui, e Django é simplesmente... era... um homem maravilhoso.

Na minha cabeça, ele era o melhor guitarrista. Eu faria qualquer coisa para tocar tão bem quanto ele tocava.


GARY GIDDENS
Eu diria que, mais do que qualquer guitarrista, é Django que frequentemente se escuta no estilo maduro de Les Paul. As coisas principais, a clareza do estilo, a simplicidade das linhas melódicas.


LES PAUL
Quando eu era garoto, minha mãe costumava me dizer: "Lester, você não sabe o quanto isso soa bem". E eu dizia: "Está certo, eu não sei o quanto isso soa bem."

Nenhum comentário: